Consultas

A consulta oftalmológica é fundamental para a saúde dos olhos. Mesmo que você tenha uma ótima visão e não sinta nenhum incômodo, é sempre importante manter as consultas em dia, mantendo sua visão saudável e evitando possíveis problemas futuros.

• Refração (revisão do grau de óculos);
  • Exames complementares, acompanhamento e prevenção de glaucoma;
  • Avaliação de catarata;
  • Avaliação de miopia;
  • Avaliação de hipermetropia;
  • Avaliação de astigmatismo;
  • Tratamento de ceratocone;
  • Adaptação de lentes de contato;
  • Acompanhamento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, entre outras);
  • Avaliação para cirurgia plástica ocular;
  • Aplicação de toxina Botulínica (Botox estético e blefaroespasmo).

Para quem é recomendado? A consulta oftalmológica é recomendada para todos, adultos e crianças de diferenças idades. O melhor remédio é a prevenção – mantendo suas consultas em dia podemos evitar complicações e conseguimos identificar possíveis sinais de doenças com antecedência, aumentando – e muito – as chances de tratá-las antes que apresentem prejuízos ao paciente.

Médicos responsáveis: Dr. Aleixo Vaquero e Dra. Cynthia Vaquero.

Conheça alguns dos exames realizados pela Clínica de Oftalmologia Vaquero:

• Refratometria Computadorizada;
  • Topografia e Ceratometria de Córnea;
  • Tomografia de córnea (Pentacam);
  • Paquimetria ultrassônica;
  • Biometria ultrassônica;
  • Biometria Óptica;
  • Mapeamento de Retina;
  • Gonioscopia;
  • Fundoscopia;
  • Tonometria;
  • Microscopia especular de córnea;
  • Campo visual Computadorizado;
  • Retinografia;
  • Yag Laser;
  • Curva tensional para Glaucoma;
  • Entre outros.

Para maiores informações, entre em contato conosco pelos telefones (19) 3434 6699 ou (19) 3434 3203 – teremos prazer em te ajudar!

Catarata

A catarata ocorre quando o Cristalino (lente natural transparente de dentro do olho) perde a transparência e passa a ser opaco impedindo a focalização das imagens e dificultando a visão.

Para quem é recomendado: a catarata pode acontecer em pessoas de qualquer idade. A causa mais freqüente é a senil (relacionada ao envelhecimento natural), porém existem diversas causas como: medicamentos, inflamação ocular (seqüela de processo inflamatório dentro do olho chamado uveíte), metabólica (decorrente de alguma doença como diabetes, reumatismo, trauma ocular, congênita).

Realizamos cirurgias de catarata por facoemulsificação em Piracicaba há mais de 25 anos.

Dúvidas Frequentes

A catarata tem tratamento? Sim, é a remoção cirúrgica da catarata com o implante de uma nova lente intra-ocular (LIO) artificial que permanecerá dentro dos olhos no lugar do cristalino retirado.

Aonde é realizada a cirurgia? A cirurgia é realizada em centro cirúrgico (ambiente hospitalar) com todos os cuidados de assepsia, limpeza, diminuição e prevenção de riscos relacionados à cirurgia.

Posso escolher a Lente intra-ocular (LIO) a ser implantada em meus olhos? Sim. Atualmente existem LIOS fabricadas de diversos materiais que possibilitam: filtrar aos raios ultravioletas nocivos à retina, diminuir halos e distorções visuais, a correção de altos graus e astigmatismos possibilitando diminuir a dependência aos óculos corretivos. A escolha deve ser avaliada junto com o médico após a consulta e realização dos exames pré-operatórios.

É preciso dormir no hospital? Não. A cirurgia é realizada em caráter “hospital-dia”, ou seja, chega ao centro-cirúrgico, realiza a cirurgia volta para casa. Devendo o paciente acompanhar o pós-operatório no consultório e utilizar os colírios e medicação conforme orientações do cirurgião.

Como é o pós-operatório da Catarata? O pós-operatório deve ser realizado com muito cuidado durante o período de cicatrização da lente intra-ocular. Não há necessidade de permanecer deitado, porém os pacientes operados não devem carregar peso, fazer esforço físico nem permanecer em contato com qualquer risco de contaminação (pessoas, lugares e animais que ofereçam risco de infecção).

Ceratocone

Ceratocone é uma doença da córnea, genética, não inflamatória em que a estrutura dessa córnea é mais enfraquecida e pode sofrer afinamento progressivo, gerando mudanças em sua curvatura, provocando altos graus de miopia, astigmatismo, e distorção da visão. Ambos olhos podem ser acometidos em graus diferentes.

Para quem é recomendado: Todos os astigmatismos devem ser avaliados e acompanhados. Em especial os pacientes que tem a mudança do grau dos óculos com muita freqüência, alergia ocular (coceira) e história da doença na família.

Dúvidas Frequentes

Ceratocone tem cura? Tem tratamento. Fazemos a classificação da gravidade e distorção visual para iniciar o tratamento e acompanhamento.

Qual o tratamento do Ceratocone? Por se tratar de uma doença crônica progressiva a escolha do tratamento é baseado na reabilitação visual e prevenção de piora da qualidade de vida do paciente. Dentre eles podemos iniciar com prescrição de óculos e/ou lentes de contato para melhorar a visão e acompanhar se há progressão, ou indicar cirurgias como implante de Anel de Ferrara (anel intra-estromal), Crosslink e Tranplantes de córnea.

Qualquer Lente de Contato pode ser utilizada? Infelizmente não. A adaptação de lentes de contato é um Ato médico (determinado legalmente Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, regulamentada pelo Decreto nº 44. 045, de 19 de julho de 1958, e pela Lei nº 11. 000, de 15 de dezembro de 2004), em que são avaliados vários parâmetros como curvatura de córnea, diâmetro, material da lente entre outros, de forma personalizada (como por exemplo: “as pessoas calçam tamanhos e modelos de sapatos diferentes”).
Atualmente existem novos tipos, materiais e desenhos de lentes de contato que possibilitam a melhora da acuidade visual. As principais lentes de contato para ceratocone são as Rígidas gás permeáveis (LCRGP) e Esclerais.

Explicando sobre o Anel intra-estromal: Consiste na implantação de um segmento de arco (“semi-anel”) transparente na camada interna da córnea (chamada estroma), com o objetivo de regularizar a superfície corneana, diminuir as distorções e tentar restabelecer a visão. O remodelamento da córnea, na maioria dos casos, pode estabilizar e impedir a progressão da doença.

O que é Crosslink? É um tratamento cirúrgico com a finalidade de aumentar a resistência da córnea para tentar impedir ou diminuir a progressão da doença. Realizado através da aplicação de Vitamina B (Riboflavina) e Luz Ultavioleta.

Glaucoma

Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e provoca a perda e morte das células da retina que são responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro e transformá-los em imagem. A pressão intra-ocular (PIO) aumentada é o principal fator de risco para a evolução da doença.

Para quem é recomendado: todas as pessoas devem fazer consultas regularmente ao médico oftalmologista para avaliar os olhos e não apenas quando deseja trocar as lentes dos óculos.

Dica Importante: No glaucoma e demais doenças oculares a prevenção e o acompanhamento com um médico que já conheça seus olhos é muito importante.

Dúvidas Frequentes

Existe um numero de pressão normal? Não existe um número de pressão intra-ocular específico, e sim uma pressão controlada individualmente, de acordo com a espessura da córnea e tamanho do olho, que não esteja causando perda de células nervosas ao redor do nervo óptico.

Se alguém na minha família tem glaucoma eu posso desenvolver também? Existe sim uma associação genética familiar. Então os pacientes que possuem pais, ou irmãos com glaucoma crônico devem fazer seu acompanhamento regular, principalmente após os 40 anos de idade.

Em apenas uma consulta posso saber ou excluir se tenho glaucoma? Geralmente em uma consulta pode-se levantar a suspeita do glaucoma, mas o diagnóstico definitivo envolve outros exames complementares e o seguimento.

Quais outros exames devem ser feitos? Apenas o médico oftalmologista pode definir quais exames devem ser solicitados de acordo com cada caso e cada suspeita. Geralmente a investigação se inicia com a medida da PIO, exame do fundo do olho (Mapeamento de Retina), Gonioscopia (avaliação anatômica), Paquimetria (medida da espessura da córnea) e outros a serem definidos individualmente (como Campo visual computadorizado, Retinografia, tomografia do nervo optico, curva tensional da pressão, avaliação do tamanho da catarata etc).

Cirurgias

A Clínica Oftalmológica Vaquero também realiza cirurgias, inclusive temos parceria com um hospital em São Paulo (Moema), onde também recebemos nossos pacientes mediante agendamento prévio. Conheça as cirurgias realizadas pela Oftalmoclínica Vaquero:

• Catarata;
  • Miopia;
  • Hipermetropia;
  • Astigmatismo;
  • Implante de Anel Intraestromal;
  • Glaucoma (trabeculectomia, yag laser);
  • Cirurgia Plástica ocular;
  • Pterígio;
  • Calázio;
  • Exerese de pequenas lesões (verrugas, tumores, biópsias);
  • Entre outras.

Entre em contato e tire suas dúvidas! Ligue para (19) 3434-6699 ou (19) 3434-3203 – teremos prazer em te ajudar!

Botox

O Blefaroespasmo é uma doença caracterizada por contrações involuntárias das pálpebras. Ou seja, essas contrações ao redor dos olhos fazem com que o paciente pisque os dois olhos sem querer. O maior risco é que a doença pode acabar levando à cegueira funcional.

Para quem é recomendado? Essa doença é mais comum entre mulheres com mais de 50 anos (mas não é uma regra). É muito importante manter o acompanhamento médico para que seja tratado corretamente.

Informação Importante: Logo após a aplicação, pode haver o surgimento de inchaço ou até pequenos hematomas (que somem em até 15 dias). Por isso sugerimos que programe com cuidado a data de aplicação.

Dúvidas Frequentes

O Blefaroespamo pode me deixar cego(a)? Se não tratada corretamente, pode sim. Para evitar chegar a esse ponto é importante manter suas consultas em dia, de preferência com um mesmo médico, para que ele possa tratar do modo mais adequado.

Preciso refazer o procedimento? Sim, para o tratamento correto do Blefaroespasmo o paciente deve refazer o procedimento de 5 em 5 meses – também é importante acompanhar o histórico do paciente de perto, para identificar possíveis sinais.

É perigoso realizar a inserção do Botox? Os riscos de algum tipo de rejeição são mínimos e a clínica de oftalmologia Vaquero utiliza apenas materiais de altíssima qualidade, seguros e de confiança comprovada por certificações. Antes da realização do procedimento é necessário realizar alguns exames básicos.

Seguros Conveniados

Não encontrou seu plano? Ligue para (19) 3434-6699 e tire suas dúvidas. Teremos prazer em te ajudar!